Obrigado amigo(a)s leitores.

Image Hosted by ImageShack.us

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Morre Dr. Joseph Murray, médico pioneiro no transplante de órgãos


O médico norte-americano Joseph Murray, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1990 e primeiro cirurgião a realizar um transplante de órgão bem-sucedido em seres humanos, morreu nesta segunda-feira (26), aos 93 anos, em Boston, nos EUA.
Murray morreu após sofrer um derrame na última quinta-feira, informou o porta-voz do Brigham and Women's Hospital, onde estava internado.
Murray e sua equipe realizaram o primeiro transplante de órgão humano em 1954, substituindo o rim doente de um paciente por outro sadio, doado pelo irmão gêmeo univitelino.
"O mundo é um lugar melhor por tudo o que o doutor Murray realizou. Seu legado ficará para sempre em nossos corações e em qualquer paciente que receber o presente da vida através de um transplante", disse a presidente do hospital, doutora Elizabeth Nabel, em comunicado.
Durante sua carreira, Murray pesquisou formas de controlar a reação de rejeição aos transplantes, o que lhe rendeu, junto com o compatriota Donnell Thomas, o Prêmio Nobel de Medicina em 1990.
"Dificuldades são oportunidades. Esta é uma frase que fica em cima da mesa de meu pai em casa. Isso reflete o otimismo inabalável de um grande homem que foi generoso, curioso, e sempre humilde", disse seu filho Rick em um comunicado.
Murray começou sua carreira na medicina após se formar na Harvard Medical School, na década de 1940, e desenvolveu o interesse em transplantes durante um período em que trabalhou com feridos na 2ª Guerra Mundial.
"Meu único desejo seria ter mais 10 vidas para viver neste planeta. Se isso fosse possível, eu gastaria uma vida cada em embriologia, genética, física, astronomia e geologia", disse Murray em uma breve autobiografia para a organização do Prêmio Nobel.
Mais de 600.000 pessoas em todo o mundo receberam transplantes desde a inovação de Murray, informou o hospital.

foto: Eric Miller-28.jul.2004/Associated Press
O médico americano Joseph Murray, pioneiro no transplante de órgãos


Nota da Redação:
é com grande tristeza que publicamos esta nota, vista na Folha de São Paulo
Só temos à agradecer à este grande Mestre por seu pioneirismo à favor da vida, que Deus o receba em Paz.

Rosângela Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Lidas nos últimos 30 dias

Como consertar fraturas da Medical Animation

fonte: Tide Monteiro do diHITT

16/17 de Maio de 2009 - Céu Paz Jd.Parané - Coord.Juventude- Prefeitura da Cidade de São Paulo/SP

Nossos Leitores

Ação Global da Rede Globo 2011

Ação Global da Rede Globo 2011
Aconteceu no Pq. da Juventude no Carandiru dia 14/05